PROJETOS
FRESAN - Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola
Descrição
FRESAN é um Programa financiado pela União Europeia para a redução da fome, da pobreza e da vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional nas províncias do sul de Angola mais afetadas pelas alterações climáticas - Cunene, Huíla e Namibe.
No âmbito deste Programa, participámos no projeto que tinha por objetivo o fornecimento, instalação e colocação em regime operacional de seis Estações Meteorológicas Automáticas de Superfície nas três províncias abrangidas, para reforço da rede do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Angola (INAMET). A entidade pública contratante foi o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e o projeto teve também o acompanhamento do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Todas as estações foram equipadas com sensores de temperatura e humidade relativa (dentro e fora da caixa de proteção ambiental), velocidade e direção do vento, pressão atmosférica, radiação solar global, precipitação, temperatura da relva e temperatura e humidade do solo.
As estações serão geridas pelo INAMET, que faz a monitorização dos dados provenientes desta rede através da nossa aplicação AmbiDS.
O projeto incluiu também formação sobre o funcionamento dos equipamentos, manutenção preventiva e operação do sistema de aquisição de dados, ministrada aos técnicos locais das províncias abrangidas.