Encerramento do Projeto WACA
A Ambimetric concluiu com sucesso a sua participação no programa Investimento em Resiliência das Áreas Costeiras da África Ocidental – WACA (West Africa Coastal Areas Management Program), financiado pelo Banco Mundial e adjudicado pela Agência Fiduciária e de Administração de Projetos do Governo de São Tomé e Príncipe, sendo o Instituto Nacional de Meteorologia de São Tomé e Príncipe o cliente final.
O projeto da responsabilidade da Ambimetric consistiu na instalação e reabilitação de 9 estações meteorológicas e maregráficas e equipamentos de calibração de campo, incluindo a reabilitação das estações meteorológicas aeronáuticas do Aeroporto Internacional de São Tomé e do aeroporto da Ilha do Príncipe. Os sistemas foram equipados com instrumentos de marcas de fabricantes de renome mundial, como a Biral, a Campbell Scientific, a Eliasson e a Senseca, e com os mastros frangíveis da SGS Frangible Towers. Os dados das estações estão a ser geridos pela nossa aplicação AmbiDS.
O projeto foi encerrado no final de maio com a participação do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera para verificação dos sistemas aeronáuticos, tendo sido feita a inauguração da estação meteorológica e aeronáutica no Aeroporto do Príncipe pelo Presidente do Governo Regional, Filipe Nascimento, e o Coordenador do Projeto WACA em São Tomé e Príncipe, Arlindo de Carvalho, entre outras entidades e individualidades.
A Ambimetric agradece a preciosa colaboração de todas as pessoas e entidades envolvidas e congratula-se com os benefícios que este projeto permite aportar à população de São Tomé e Príncipe em termos de segurança aérea e gestão das ocorrências meteorológicas normais, bem como as resultantes das alterações climáticas.